SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11O modal dever epistêmico e deôntico: um problema de processamento lexicalEstudo da consciência e a cognição corpórea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

GEQUELIN, Juliane  y  CARVALHO, Maria Cristina Neiva de. Escola e comportamento anti-social. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 132-142. ISSN 1806-5821.

Resumo O crescente aumento da violência e criminalidade entre adolescentes tem incrementado a busca das variáveis que colaboram para este panorama. Estudos evidenciam existir relação bi-direcional entre dificuldades escolares e comportamentos anti-sociais, pois jovens com dificuldades acadêmicas, se não devidamente atendidos, tendem a abandonar a escola e manter vida ociosa nas ruas, assim como aqueles com repertório de conduta anti-social, facilmente são excluídos da instituição educacional. Dessa forma, a escola muitas vezes não atende aos propósitos a que foi criada, ou seja, desenvolver as habilidades cognitivas nos educandos, para que estes possam socializar-se na comunidade. A manutenção de estratégias pedagógicas centradas em um padrão específico de aluno, impede que diferentes indivíduos tenham suas habilidades cognitivas reconhecidas, muitas vezes "expulsando-o" da escola. Portanto o fracasso e o abandono escolar remetem ao fracasso social. À escola cabe reconhecer precocemente indivíduos de risco em termos de comportamento anti-social, utilizando estratégias pedagógicas que os levem a desenvolver suas habilidades positivas, o que acarretará aumento de auto-estima, diminuição de abandono escolar e consequentemente, menos adolescentes nas ruas.

Palabras clave : comportamento anti-social; escola; fracasso escolar..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License