SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Categorization as a cognitive processFrom plausible to probable: a short historical essay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; BARROS, Romariz da Silva  and  GALVAO, Olavo de Faria. Sobre la noción de pensamiento en B. F. Skinner. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 168-183. ISSN 1806-5821.

Resumo Como Skinner trata a noção de pensamento? Segundo este autor o pensamento tem sido definido como 'processo mental' em função da utilização metafórica de palavras e expressões para descrever as formas de atuar das pessoas. Esta definição implicou a suposição da existência de uma mente controladora do comportamento, noção que ele critica, sugerindo que o relevante são as contingências de reforçamento. A análise destas contingêcias explicaria as formas de atuar chamadas de pensamento, sejam comportamentos encobertos ou não. Assim, Skinner define o pensar como comportamento. Porém, como indicou Ryle, pensamento é um conceito polimorfo: procurar defini-lo em termos da questão "O que é pensamento?" é fruto de confusão conceitual. Para evitar isto, deveríamos definir de maneira mais clara o que procuramos saber sobre os fenômenos que denominamos como pensamento. Questionar-se sobre as condições necessárias e suficientes para que determinado fenômeno, caraterizado como pensamento, ocorra, pode ser um primeiro passo nesta direção.

Keywords : Skinner; pensamento; pensar como comportamento; Ryle; análise conceitual..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License