SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Do plausível ao provável: um breve ensaio históricoCheirar cola: aspectos sociais e fisiológicos do uso crônico de solventes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

LEMOS, Renata T. S.; FRANKLIN, Benjamin L.; ALVES, João B. M.  y  KERN, Vinícius M.. Tecnontologia & complexidade. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 192-203. ISSN 1806-5821.

Resumo Este artigo aborda o entrelaçamento de três fenômenos contemporâneos. O primeiro diz respeito à emergência de uma epistemologia da complexidade, através de evoluções epistemológicas dentro da história da ciência, que trazem a incerteza como fator determinante. O segundo é o fenômeno de re-ontologização tecnológica da realidade e o surgimento de uma tecnontologia mediada pelas tecnologias NBIC (Nano Bio Info Cogno). O ponto de convergência entre a epistemologia da complexidade e a tecnontologia está na percepção, ao mesmo tempo científica, filosófica e tecnológica, de uma unidade informacional entre Múltiplos Níveis de Realidad.  (MNR).  Finalmente, o terceiro se refere às limitações do método científico e às novas posturas metodológicas que emergem em resposta a este entrelaçamento. Estas novas posturas metodológicas podem ser observadas no fortalecimento do Interpretivismo e no uso da Simulação como instrumento de pesquisa transdisciplinar.

Palabras clave : complexidade; níveis de realidade; ontologia, tecnontologia; interpretivismo; transdisciplinaridade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License