SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Efeito stroop e rastreamento ocular no processamento de palavrasInfância, cinema e leitura: um tripé viável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DUTRA MAGALHAES, Hilda Gomes; OLIVEIRA DA SILVA, Luíza Helena  e  BATISTA, Dimas José. Do herói ficcional ao herói político . Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 18-30. ISSN 1806-5821.

Partindo do pressuposto de que a literatura materializa os valores ideológicos de um determinado grupo, pretendemos neste artigo refletir sobre as relações existentes entre o perfil dos personagens das narrativas de massa consumidas pelos eleitores e a imagem de político vendida/administrada pela mídia em campanhas eleitorais. Utilizando como suporte teórico a Análise do Discurso, pudemos observar que tanto nas sociedades capitalistas quanto nas não capitalistas, temos uma mídia que constrói, fabrica e inventa heróis políticos. A mitificação da dimensão política corresponde simetricamente aos desejos e anseios de proteção, amparo e conforto dos eleitores, perdidos num mundo com valores essenciais fragmentados. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : herói; mitificação política; análise do discurso..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )