SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Do herói ficcional ao herói políticoLineamientos para la configuración de un programa de intervención en orientación educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

VOLMER, Lovani  e  RAMOS, Flávia Brocchetto. Infância, cinema e leitura: um tripé viável. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 31-39. ISSN 1806-5821.

A indústria cultural assimilou o público infantil, de modo que, na atualidade, há, cada vez mais, oferta de produtos culturais voltados para a infância e, por conseguinte, uma preocupação em torno desses produtos. O presente artigo, nesse sentido, objetiva analisar, a partir de pesquisa realizada com 4 crianças, procedimentos empregados durante sessão de filme infantil - Shrek 1. Buscou-se refletir sobre os sentidos produzidos a partir do seu enredo e como percebem a desestereotipização de conceitos preestabelecidos pela sociedade vigente. Para tal, apresenta-se um breve estudo acerca da produção cultural infantil, a contextualização do filme, as observações e comentários das crianças, acompanhados da análise propriamente dita. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : infância; produção cultural; produção de sentidos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )