SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Lineamientos para la configuración de un programa de intervención en orientación educativaCriatividade na rede: a potencialização de idéias criativas em ambientes hipertextuais de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

MENDES PESSOA PULLIN, Elsa Maria. Leitura de estudo: estratégias reconhecidas como utilizadas por alunos universitários. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 51-61. ISSN 1806-5821.

O presente trabalho insere-se no campo das práticas de leitura de estudantes universitários e visou identificar as estratégias mais freqüentes de leitura de textos de estudo entre alunos, futuros professores. Compuseram a amostra alunos de graduação de duas licenciaturas e de um mestrado em educação. A Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. De modo geral, os resultados apontam para o uso de estratégias similares entre os participantes. A importância não só das informações acerca dos modos de ler textos de estudo, especialmente para professores quando prescrevem leituras é discutida, como também a relativa a metacognição sobre essas práticas para os leitores. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : práticas de leitura; ensino superior; formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )