SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Study reading: strategies recognized as the most used by university studentsConstructing concept maps author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

CORREIA DIAS, Ângela Álvares  and  DA SILVA MOURA, Karina. Criatividade na rede: a potencialização de idéias criativas em ambientes hipertextuais de aprendizagem. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 62-71. ISSN 1806-5821.

Este artigo tem como objetivo apresentar e problematizar possibilidades do hipertexto como estratégia para a promoção de ambientes educativos propícios ao desenvolvimento da criatividade. Todos nós possuímos um potencial criativo, importante para a solução de problemas cotidianos, e esse potencial se desenvolve em resposta aos novos desafios e situações que a sociedade vivencia. Assim, a educação na contemporaneidade tem sido instada a cumprir o papel de oportunizadora e propiciadora do desenvolvimento e formação de cidadãos criativos, preparados para a atuação numa sociedade marcada pelo dinamismo. Nessa perspectiva, adotamos o hipertexto como um ambiente potencializador do diálogo e do compartilhamento de experiências, que subsidiem a introdução/adaptação e a criação de mudanças significativas para o desenvolvimento de processos de aprendizagem sistemicamente mais criativos. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Keywords : Criatividade; Hipertexto; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )