SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânicaIntegrando o ensino da patologia às novas competências educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

POLATO GOMES, Henrique José  e  DE OLIVEIRA, Odisséa Boaventura. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 96-109. ISSN 1806-5821.

Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitá-lo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : atomística; obstáculos epistemológicos; Bachelard; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )