SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relatos de profissionaisCiência da computação e ciência cognitiva: um paralelo de semelhanças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE OLIVEIRA PATARO, Cristina Satiê. Pensamento, crenças e complexidade humana. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 134-149. ISSN 1806-5821.

Considerando a complexidade do funcionamento psíquico e mental, o artigo discute as relações entre crenças e pensamento humano. Parte-se do pressuposto de que processos relativos ao pensamento envolvem não apenas a cognição, mas também aspectos de outra natureza, como afetivos ou socioculturais (crenças). São apresentados os resultados de uma investigação cujo objetivo foi verificar possíveis influências das crenças no pensamento. A pesquisa envolveu a aplicação de questionário a quatro grupos (católicos, adventistas, espíritas e estudantes universitários sem considerar a religião), totalizando 100 sujeitos. As questões, sobre temáticas de sexualidade, solicitavam do sujeito, primeiramente, um posicionamento pessoal e, em seguida, a postura de sua religião. Os dados evidenciaram a influência das crenças no raciocínio humano e, ao mesmo tempo, a existência de outros fatores atuantes nos processos do pensamento, ressaltando a efetiva complexidade do funcionamento mental e das relações entre aspectos culturais e sujeito. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : crenças; cultura; complexidade; modelos organizadores do pensamento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )