SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Thinking, beliefs and human complexityLife style as health indicator on ageing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

EIFLER SARAIVA, Caroline Andréia  and  DE LIMA ARGIMON, Irani I.. Ciência da computação e ciência cognitiva: um paralelo de semelhanças. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 150-155. ISSN 1806-5821.

O presente artigo tem por objetivo apresentar a inter-relação existente entre a área da Ciência Cognitiva e a área da Ciência da Computação, fazendo um paralelo entre suas concepções. Foram abordados aspectos históricos de cada ciência, suas definições, aplicações e críticas. Constatou-se a permanente investigação sobre os processos da mente em ambas áreas de conhecimento, criando uma intersecção de visões onde a mente segue o funcionamento do computador e o computador busca imitar as funções da mente. Nesse contexto, a Ciência Cognitiva, por ser multidisciplinar, busca encontrar uma teoria unificada de cognição, integrando as diversas áreas do conhecimento em torno do estudo da mente. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Keywords : ciência cognitiva; ciência da computação; inteligência artificial; redes neurais; conexionismo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )