SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Estilo de vida como indicador de saúde na velhiceO que é ser humano? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

SANCHIS, Isabelle de Paiva  e  MAHFOUD, Miguel. Interação e construção: o sujeito e o conhecimento no construtivismo de Piaget. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 165-177. ISSN 1806-5821.

O construtivismo de Piaget trata o conhecimento como uma construção, a partir da ação do sujeito, numa interação com o objeto do conhecimento. Este artigo trata da importância da interação, na teoria de Piaget, não apenas para a construção do conhecimento, mas também para a própria constituição e construção do sujeito. São analisados os conceitos construtivistas que se referem aos mecanismos gerais de funcionamento da inteligência, através dos quais as noções de interação e de construção podem ser definidas; e aludidos conceitos presentes nas últimas obras de Piaget, com o objetivo de mostrar o fio condutor entre os mecanismos mais gerais e mais específicos da inteligência humana como sendo a ação, dentro de uma interação. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : construtivismo de Piaget; sujeito; interação; conhecimento; construção..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )