SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Robôs como artefatosO uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ELENA DAS CHAGAS, Carmen. Cognição e texto: a coesão e a coerência textuais. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 214-218. ISSN 1806-5821.

Este trabalho objetiva apresentar um estudo sobre a importância da coesão e da coerência na construção da progressividade do texto, mas tomando como modelo, o processo cognitivo que ambas necessitam para exercer o fundamental papel de elementos lingüísticos presentes na superfície textual, pois se interligam e se interconectam, por meio de recursos também lingüísticos, de modo a formar um "tecido" no contexto em que estão inseridas. Utilizando os pressupostos teóricos da Lingüística Textual e os fundamentos dos autores cognitivistas, observarei o desenvolvimento dos modelos cognitivos que as justificam, proporcionando a continuidade de sentido. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : sentido; modelos cognitivos; coesão; coerência; progressão textual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )