SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Cognition and text: the literal cohesion and coherencePhantom-limb: what the eyes don't see, the brain feels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

FREITAS, Denise de  and  GALVAO, Cecília. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 219-233. ISSN 1806-5821.

Utilizar o recurso da narrativa autobiográfica levou-nos a inscrever nossos episódios de vida pessoal e profissional e encontrar lugar para os significados das trajetórias e das práticas de formadoras de professores. A narrativa pessoal nos ajudou a perceber como nos fomos construindo profissionalmente. Duas questões constituíram-se como fios da investigação: 1) Que momentos marcantes identificamos na nossa vida profissional? 2) Como descrevemos esses momentos e como explicamos teoricamente a sua influência no nosso desenvolvimento profissional? A própria construção da metodologia de investigação se constitui em uma narrativa na medida em que a recolha de dados são as escritas autobiográficas sobre os percursos singulares que foram sendo construídas por nós, investigadoras, no entrecruzamento de nossas histórias de professoras e formadoras de professores e pesquisadores. A análise ressignifica e reinterpreta os olhares que temos de nós mesmas, pondo em evidência outras emoções e razões das quais antes não nos tínhamos apercebido. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Keywords : narrativas de professores; desenvolvimento profissional; pesquisa autobiográfica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )