SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12The use of autobiographical narratives in the professional development of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

DEMIDOFF, Alessandra de Oliveira; PACHECO, Fernanda Gallindo  and  SHOLL-FRANCO, Alfred. Membro-fantasma: o que os olhos não vêem, o cérebro sente. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp. 234-239. ISSN 1806-5821.

Os estudos sobre membro-fantasma se iniciaram a partir de relatos de pessoas que sofreram amputação de algum membro, lesão de plexo braquial ou até mesmo em pacientes tetraplégicos que diziam sentir sensações da presença do membro perdido ou inativo, as quais muitas vezes eram dolorosas. Durante muito tempo, acreditava-se que a origem da sensação fantasma era psíquica, no entanto, sabe-se hoje que tal fenômeno está relacionado também com o fisiológico, a partir da reorganização cortical, que consiste em alterações estruturais na representação topográfica dos mapas corticais. O objetivo deste trabalho é abordar os diversos fatores que ocasionam a sensação de membro fantasma, assim como seus principais sintomas além de apresentar experiências já realizadas em indivíduos portadores deste fenômeno. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Keywords : membro-fantasma; dor fantasma; imagem corporal; homúnculo de Penfield; reorganização funcional cortical..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )