SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Conditions and representation of oral health among homeless of Blumenau - Santa CatarinaThe death of the representation in the philosophy and cognitive sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

BORBA, Siomara; PORTUGAL, Adriana Doyle  and  BARBOSA DA SILVA, Sérgio Rafael. Pesquisa em educação: a construção teórica do objeto. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 12-20. ISSN 1806-5821.

Resumo O tema central do artigo, sem pretender esgotar a questão, é a produção do conhecimento científico em educação. Seu objetivo é continuar uma trajetória de interrogação sobre os pressupostos do processo de conhecimento em educação, examinando, agora, a construção teórica do objeto. Esse exame é realizado a partir da discussão, ainda inicial e provisória, de elementos da análise marxista sobre o processo de produção do conhecimento científico. A epistemologia marxista argumenta que o método científico para o conhecimento da realidade não começa, a rigor, do real em si, mas de um campo teórico definido. Esse entendimento significa uma forma totalmente contrária à forma tradicional de pensar o trajeto do conhecimento, especialmente na pesquisa em educação.

Keywords : pesquisa em educação; construção teórica do objeto; concreto de pensamento; epistemologia marxista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )