SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pesquisa em educação: a construção teórica do objetoO Jogo de Areia (Sandplay): subjetividade e produção de sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BOUYER, Gilbert Cardoso. A Morte da representação na filosofia e nas ciências da cognição. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 21-46. ISSN 1806-5821.

Resumo Este artigo começa e termina com os fatos que mostram como as ciências da cognição e a filosofia podem ampliar seus horizontes para englobar a mente incorporada e a experiência humana vivida. A cultura científica ocidental requer, na filosofia e na ciência, que nós vejamos os corpos como estruturas físicas e estruturas experienciais ao mesmo tempo. Na filosofia e nas ciências da cognição, há uma abordagem incorporada atuacionista que surge um pouco ofuscada. O termo abarca dois pontos de vista: (1) percepção consiste em ação perceptivamente orientada e (2) as estruturas cognitivas emergem de padrões sensório-motores recorrentes que permitem à ação ser perceptivamente orientada. A hipótese é que as mentes não operam por representação. Ao invés de representar um mundo independente do agente, as mentes en-agem (enação) em um mundo como um domínio de distinções que é inseparável da estrutura incorporada pelo sistema cognitivo.

Palabras clave : mente incorporada; enação; atuação; representação; ação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )