SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A Morte da representação na filosofia e nas ciências da cogniçãoAnálise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

LIMA SCOZ, Beatriz Judith. O Jogo de Areia (Sandplay): subjetividade e produção de sentidos. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 47-55. ISSN 1806-5821.

Resumo Concepções essencialmente intelectuais que norteiam a maioria dos cursos de formação de professores não dão conta de perceber que eles são indivíduos com subjetividades , enfim, são sujeitos que vão produzindo sentidos em seus processos de aprender e de ensinar. Essa concepção limitada não tem contribuído suficientemente para mudanças cognitivas, de práticas e de posturas em sala de aula. O objetivo deste trabalho é apresentar o Jogo de Areia (Sandplay) , uma técnica que pode contribuir para a formação pessoal de professores, pois possibilita visualizar a forma complexa e indireta em que aparecem indicadores da subjetividade.

Palabras clave : jogo de areia; subjetividade; produção de sentidos; formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )