SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Sandplay: subjectivity and production of sensesThe pedagogy of projects: results of an experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ZUIN, Vânia Gomes; DE FREITAS, Denise; G. DE OLIVEIRA, Márcia R.  and  VIANNA PRUDENCIO, Christiana Andréa. Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 56-64. ISSN 1806-5821.

Resumo Esse trabalho propõe a análise da produção parcial de materiais didáticos para o ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), elaborados por um grupo de professores e estudantes universitários, bem como professores de ciências da rede pública de ensino. Os materiais foram desenvolvidos no âmbito do projeto "Instrumentação para o ensino interdisciplinar das Ciências da Natureza e da Matemática", pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. Como resultados principais, os materiais didáticos selecionados das áreas de Biologia e Química (kits experimentais) demonstram uma preocupação com a contextualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, uso de recursos locais e estabelecimento de relações globais, a construção de ações em que os estudantes têm um papel ativo para a tomada de decisões e resolução de problemas, sendo o papel do professor o de facilitador da aprendizagem.

Keywords : materiais didáticos; educação; ensino de ciências; concepção CTS; divulgação científica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )