SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Ludo Chemical didactic game in the teaching of organic compositions nomenclature: project, production, application, and evaluationMeaningful learning and teaching of science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

MOLINA CONTRERAS, Denyz Luz  and  LOVERA, Zoleida María. O significado outorgado pelos docentes às estratégias de avaliação dos aprendizes. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 82-93. ISSN 1806-5821.

Resumo O estudo sobre o significado que conferem os docentes à avaliação dos aprendizes na Educação Básica, abordado por um processo de ação investigativa centrada na reflexão da dinâmica diária dos processos de ensinar, aprender e avaliar, bem como mediante o uso de uma variedade de técnicas e instrumentos de recolhimento de informação, tais como registros anedóticos, livros de campo, questionários e a auto e co-avaliação dos alunos, docentes e pais. Tal perspectiva nos levou às seguintes conclusões: existe uma relação direta e determinista entre o conceito de ensinar, aprender e avaliar, o qual se faz uso de uma metodologia centrada na construção e apropriação de experiências significativas nos alunos e agentes educativos para abordar o ensino e o aprendizado, promovem estratégias similares para abordar o processo de avaliação como processo integral. Sem embargo, mais de 30% dos docentes assumem a avaliação como um processo parcial, sem relações interconectadas entre estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação.

Keywords : significado; estratégias; avaliação; aprendizagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )