SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Meaning that to him the educational ones grant to strategies of evaluation of the learningsPsychometric properties of an instrument for assessing the motivation of university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 94-100. ISSN 1806-5821.

Este trabalho descreve os princípios teóricos que fundamentam a construção de objetos de aprendizagem considerando a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por outro lado, a teoria da codificação dual indica que a aprendizagem torna-se potencialmente mais efetiva quando a transmissão da informação acontece através dos canais verbal e visual. Esses objetos de aprendizagem se propõem a facilitar a aprendizagem de significados dos conteúdos relacionados ao ensino de ciências, tanto fazendo um uso integrado de mapas conceituais, animação interativa e textos, quanto fazendo uso da codificação dual e se configurando como uma representação múltipla de um determinado acontecimento.

Keywords : mapa conceitual; animação interativa; codificação dual..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )