SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Significado que le otorgan los docentes a las estrategias de evaluación de los aprendizajesPropriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 94-100. ISSN 1806-5821.

Este trabalho descreve os princípios teóricos que fundamentam a construção de objetos de aprendizagem considerando a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por outro lado, a teoria da codificação dual indica que a aprendizagem torna-se potencialmente mais efetiva quando a transmissão da informação acontece através dos canais verbal e visual. Esses objetos de aprendizagem se propõem a facilitar a aprendizagem de significados dos conteúdos relacionados ao ensino de ciências, tanto fazendo um uso integrado de mapas conceituais, animação interativa e textos, quanto fazendo uso da codificação dual e se configurando como uma representação múltipla de um determinado acontecimento.

Palabras clave : mapa conceitual; animação interativa; codificação dual..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )