SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aprendizagem significativa e o ensino de ciênciasA técnica psicodramática da "concretização" e suas relações com o desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

RUFINI GUIMARAES, Sueli Édi  e  BZUNECK, José Aloyseo. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 101-113. ISSN 1806-5821.

Resumo A motivação dos estudantes é um problema educacional que atinge todos os níveis de ensino. A promoção da motivação autônoma dos estudantes tem se revelado uma estratégia promissora. Com base na Teoria da Autodeterminação, a pesquisa teve por objetivo levantar as propriedades psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), com um grupo de universitários da região do norte do estado do Paraná. Foi realizada Análise Fatorial, com extração dos componentes principais, análises de consistência interna, estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Os sete fatores encontrados revelaram boa consistência interna, com exceção da avaliação da motivação extrínseca por regulação identificada. As correlações entre as variáveis apoiaram a proposição de um continuum de autodeterminação para os tipos de regulação do comportamento. Os resultados indicam a necessidade de continuidade nos estudos para a utilização da escala como instrumento de coleta de informação acerca da motivação de estudantes universitários brasileiros.

Palavras-chave : teoria da autodeterminação; motivação intrínseca; motivação extrínseca; ensino superior..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )