SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Psychometric properties of an instrument for assessing the motivation of universityCommunication and Cognition: the effects of counterintuitive advertising in beliefs and stereotypes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

GUERRA, Estêvão Monteiro. A técnica psicodramática da "concretização" e suas relações com o desenvolvimento humano. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 114-130. ISSN 1806-5821.

A "técnica da concretização" ocupa lugar destacado no repertório de técnicas usadas por psicodramatistas. No entanto, observa-se uma desconsideração quanto a compreensão dos elementos afetivos e cognitivos alicerçados na história do desenvolvimento humano o. quais, por sua vez. fundamentariam a importância dest. técnica. Neste sentido, o objetivo central deste estudo consiste em averiguar as intrínsecas relações entre a "técnica da concretização" e o desenvolvimento humano. Suspeitamos que ao investigarmos o estágio afetivo-cognitivo primário, ou seja, sensório-motor, encontraremos os elementos cruciais desta relação. Por fim, buscamos sensibilizar o leitor sobre a importância de uma metodologia transdisciplinar para uma melhor compreensão da clínica.

Keywords : psicodrama; técnica da concretização; psicologia do desenvolvimento; sensório-motor; transdisciplinaridade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )