SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Communication and Cognition: the effects of counterintuitive advertising in beliefs and stereotypesThe cognitive semantic universalism in an issue about color terms in the Shanenawa indigenous language (Pano) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

CAMARGO FERRAZ, Ana Lúcia Marques. Mulheres, trabalho e redes sociais: Uma experiência etnográfica de produção de performances para o vídeo. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 142-151. ISSN 1806-5821.

Frente ao crescimento das taxas de desemprego que se deu ao longo dos anos 90, a literatura produzida no campo das ciências sociais indica um processo de precarização das relações de trabalho que parece obedecer a padrões que reproduzem desigualdades no tocante ao gênero no acesso a posições no mercado de trabalho. São tecidas aqui considerações que se inserem no contexto da reflexão sobre os marcadores sociais de diferença quando operam no mundo do trabalho. Assim, buscou-se, neste trabalho, pela compreensão da forma como os sujeitos lidam com tais padrões em suas ações e relações sociais. Foi construída ainda uma abordagem com o vídeo etnográfico, com o objetivo de compreender a forma como apresentam suas identidades pessoais e profissionais nas relações que se estabelecem no terreno de suas redes de sociabilidade e no mercado de trabalho. Os recursos da pesquisa etnográfica e da técnica do vídeo foram heuristicamente importantes, uma vez que investiram na produção de representações e na proposição de performances que evidenciam os sentidos mobilizados pelos sujeitos em suas ações e relações sociais.

Keywords : gênero; trabalho; desemprego; redes sociais; vídeo etnográfico..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )