SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Comunicação e cognição: os efeitos da propaganda contra-intuitiva no deslocamento de crenças e estereótiposO universalismo semântico cognitivo em um estudo sobre termos básicos referentes a cores na língua indígena Shanenawa (Pano) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

CAMARGO FERRAZ, Ana Lúcia Marques. Mulheres, trabalho e redes sociais: Uma experiência etnográfica de produção de performances para o vídeo. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 142-151. ISSN 1806-5821.

Frente ao crescimento das taxas de desemprego que se deu ao longo dos anos 90, a literatura produzida no campo das ciências sociais indica um processo de precarização das relações de trabalho que parece obedecer a padrões que reproduzem desigualdades no tocante ao gênero no acesso a posições no mercado de trabalho. São tecidas aqui considerações que se inserem no contexto da reflexão sobre os marcadores sociais de diferença quando operam no mundo do trabalho. Assim, buscou-se, neste trabalho, pela compreensão da forma como os sujeitos lidam com tais padrões em suas ações e relações sociais. Foi construída ainda uma abordagem com o vídeo etnográfico, com o objetivo de compreender a forma como apresentam suas identidades pessoais e profissionais nas relações que se estabelecem no terreno de suas redes de sociabilidade e no mercado de trabalho. Os recursos da pesquisa etnográfica e da técnica do vídeo foram heuristicamente importantes, uma vez que investiram na produção de representações e na proposição de performances que evidenciam os sentidos mobilizados pelos sujeitos em suas ações e relações sociais.

Palavras-chave : gênero; trabalho; desemprego; redes sociais; vídeo etnográfico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )