SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The contributions of Karl Marx and Max Weber about of autonomy/non-autonomy of the science and technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

SILVA, Marcel Ferrante. Estudo comparativo entre interfaces hipertextuais de softwares para a representação do conhecimento. Ciênc. cogn. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 175-188. ISSN 1806-5821.

O artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado referente a análise de três interfaces hipertextuais para organização e representação da informação: (1) diagramas hierárquicos; (2) mapas conceituais e (3) mapas hiperbólicos. Aborda como os aspectos dessas interfaces influenciam na navegação e na recuperação da informação. Apresenta uma analise da capacidade de representação das relações de uma rede de conceitos, através dos seus recursos gráficos, baseado na Teoria do Conceito. O artigo levanta parâmetros para analise de interfaces hipertextuais. Podemos perceber que cada interface hipertextual do estudo traz vantagens e desvantagens para cada uma das aplicações. Os princípios de análise podem ser usados na análise de outras interfaces hipertextuais. O artigo tem um caráter interdisciplinar, analisando as interfaces hipertextuais desenvolvidas no campo da Ciência da Computação à luz de teorias da Ciência da Informação, trazendo, assim, benefícios a ambas as áreas.

Keywords : hipertexto; diagramas hierárquicos; mapas conceituais; mapas hiperbólicos; representação do conhecimento; navegação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )