SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O método interdisciplinar de investigação da consciência consciente de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; PAULA, Andrea de  e  BARCELLOS, Ricardo Tadeu Sandrini. Memória visual e tátil-cinestésica para estimativas de comprimento e área. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 02-13. ISSN 1806-5821.

A função-potência é aplicável ao estudo do processo de memória. Baseados nessa premissa e na necessidade de estudos sobre os mecanismos de memória visual e tátil-cinestésico, esta pesquisa teve como objetivo verificar, na condição memória, os expoentes da função potência nas modalidades visual e tátil-cinestésica para comprimento e área. Este estudo envolveu as fases de aquisição da informação e fase do relembrar, havendo cinco diferentes intervalos de tempo entre as duas fases. Estimativas de 200 participantes foram feitas de acordo com o método de estimação de magnitudes. Os resultados mostraram não haver diferença significativa entre as modalidades sensoriais visual (M=0,57) e tátil-cinestésica (M=0,53) ou entre comprimento (M=0,56) e área (M=0,54). Diferenças significativas foram observadas entre os diferentes intervalos de tempo. Houve interação significativa entre o efeito da modalidade sensorial e o estímulo empregado, o qual sugere que o processo de memória visual e tátil-cinestésica seja dependente da característica do estímulo, e que a estratégia de exploração do estímulo e a presença da experiência visual e tátil-cinestésica deva ser mais intensamente investigada como variável do processo de memória visual e tátil-cinestésico.

Palavras-chave : memória; visual; tátil-cinestésica; comprimento; área.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License