SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Analogies in chemistry textbooks: a study about the books approved by the National Plan of Textbooks for High School Students 2007The professional education of automobile curse at technical level in the Federal Center of Technological Education "Celso Suckow da Fonseca" (CEFET / RJ): a look at curriculum for environmental issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

CANTO, Alisson Reis  and  ZACARIAS, Marcelo Augusto. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 144-153. ISSN 1806-5821.

A busca de novas metodologias que fujam da aula tradicional é com certeza bem vinda tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a funcionabilidade do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento pedagógico para o ensino dos biomas brasileiros, além de verificar o nível de interesse dos alunos pelas aplicações de jogos como instrumento de ensino e suas aplicabilidades. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem e a utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de biomas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa, sendo a realização das atividades feitas de forma descontraída em ambiente alegre e favorável ao aprendizado.

Keywords : jogo didático; ensino e aprendizagem; biomas brasileiros; ensino em ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License