SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Acerca dos possíveis compromissos entre as obras de Gaston Bachelard e de Jean PiagetInteligência artificial e pensamento: redefinindo os parâmetros da questão primordial de Turing índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PRADO, Coraci Helena do. Reflexões sobre palavra, sentido e memória em Freud e Saussure. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 195-207. ISSN 1806-5821.

Este ensaio apresenta um estudo acerca de palavra, sentido e memória em Freud e Saussure. Trata-se de uma reflexão sobre as relações que tais elementos, no interior de cada corpo teórico, estabelecem entre si, com a linguagem e com a realidade externa; e ainda sobre em que aspectos e em que medida as teorias dos dois autores aproximam-se e/ou se afastam. Resulta desse estudo que são possíveis algumas aproximações entre os elementos da psicologia freudiana e os da lingüística saussuriana, concernentes à sustentação da distinção filosófica entre a palavra e a coisa, contida na noção de representação; à associação de elementos psíquicos no processo de representação, quais sejam, uma imagem acústica e um conceito ou uma imagem visual; ao pressuposto tanto de fechamento do sentido no limite da palavra quanto de abertura, seja das associações mentais, seja das representações objectuais. Mas, sobretudo, destacam-se diferenças, que dizem respeito ao tipo de relação entre os processos fisiológicos e os psíquicos: paralelos e simultâneos, na representação freudiana; independentes e em seqüência temporal, na representação saussuriana; e, principalmente, às concepções essencialmente distintas de inconsciente nos processos psíquicos de associação: um lugar psíquico onde as associações se realizam, para Freud; o modo como uma palavra suscita outras no processo, para Saussure.

Palavras-chave : linguagem; inconsciente; Freud; Saussure.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License