SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A sexualidade negada do doente mental: percepções da sexualidade do portador de doença mental por profissionais de saúdeProcessos cognitivos como elementos fundamentais para uma educação crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

VOSS, Rita de Cássia Ribeiro. Cognição e valores: dois aspectos da educação. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 255-264. ISSN 1806-5821.

O artigo apresenta uma discussão teórica sobre cognição e valores ressaltando a relação simétrica, complementar e integrada dos aspectos estruturais e culturais da compreensão humana centrada no sujeito e em sua comunidade de vida. Do ponto de vista da antropologia do conhecimento, a preocupação é com a condição humana, isto é, com a simultaneidade dos aspectos bio-culturais presentes nos processos cognitivos que levam ao conhecimento. A proposição é que a educação assuma a recursividade dos aspectos cognitivos e valorativos na construção de estratégias de ensino-aprendizagem na escola.

Palavras-chave : cognição; valores; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License