SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Collective digital construction in virtual spaces: from collaborative environment to social networkingTeaching with technology in the past and present: two moments of the project Apple Classrooms of Tomorrow (ACOT) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

DE OLIVEIRA, Kethure Aline; AMARAL, Marília A.  and  DE FATIMA BARTHOLO, Viviane. Uma experiência para definição de storyboard em metodologia de desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 19-32. ISSN 1806-5821.

O presente artigo aborda uma proposta para a elaboração colaborativa de softwares educacionais, seguindo de diretrizes para a produção de Objetos de Aprendizagem com o apoio de equipes multidisciplinares. A pesquisa também apresenta algumas características que estes softwares devem contemplar para que realmente auxiliem a aprendizagem. Foi desenvolvida uma metodologia específica para estes objetos de aprendizagem. A metodologia apresentada aborda a colaboração na produção de materiais que auxiliam no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, tais como Mapas Conceituais, Mapas Navegacionais e Storyboards. Além disso, é apresentado um Storyboard criado para atender às necessidades deste desenvolvimento colaborativo. O artigo apresenta um estudo de caso, focando no uso de Objeto de Aprendizagem para o ensino de conteúdos de ciências para o ensino fundamental. O processo de desenvolvimento colaborativo contou com quatro professoras de ciências, além da equipe técnica. Após o processo de modelagem o Objeto de Aprendizagem foi aplicado para 50 alunos. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (1): 019-032.

Keywords : storyboard; objetos de aprendizagem; colaboração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License