SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Projeto ciência até os ossos: primeiras atividades e desafiosA motivação escolar e o processo de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FERNANDES LOPES, Regina Maria; DE MELLO, Daniela Canazaro  y  DE LIMA ARGIMON, Irani I.. Mulheres encarceradas e fatores associados a drogas e crimes. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 121-131. ISSN 1806-5821.

Resumo Com o aumento gradativo da violência, a população carcerária vem crescendo ao longo dos últimos anos, e está aumentando a proporção de mulheres em relação aos homens. Diversos estudos apontam prevalência mais elevada de transtornos mentais na população prisional do que na comunidade, o que pode estar associado com a criminalidade. O estudo objetivou descrever as características sociodemográficas e clínicas da mulher encarcerada, além de verificar a prevalência de uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas. Participaram 287 mulheres encarceradas do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal. Os achados mostram que o perfil da mulher presa caracteriza-se por ser solteira, jovem, cumpre pena por tráfico de drogas, teve contato com o ambiente prisional antes do encarceramento através de visitas e já teve algum membro da família preso. Foi encontrada alta prevalência de uso, abuso e dependência de drogas. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (2): 121-131.

Palabras clave : prevalência; crime; drogas; mulher encarcerada; álcool.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License