SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A motivação escolar e o processo de aprendizagemIndependência funcional e qualidade de vida em pacientes com sequelas neurológicas: a contribuição de um grupo terapêutico interdisciplinar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FILGUEIRAS, Alberto. Abordagem neuropsicológica dos processos de orientação da atenção visuo-espacial e manutenção da concentração em atletas da categoria sub-13 de futebol de campo. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 142-154. ISSN 1806-5821.

Resumo A atenção visual e a concentração são valências psicológicas que podem estar relacionadas com diferentes vias neurais e diferentes processos cognitivos. Com este trabalho pretendemos trazer à luz das Ciências do Esporte as contribuições de uma sessão de treinamento físico e de uma sessão de treinamento mental para a melhora da atenção visual e da concentração. Os resultados para a sessão de treinamento físico mostraram diferenças significativas na avaliação da concentração, mas não houve diferença significativa para processos bottom-up da atenção visuo-espacial. Todavia, os resultados para a sessão de treinamento mental mostraram diferenças significativas em ambas as situações. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (2): 142-154.

Palabras clave : atenção; treinamento físico e mental; neuropsicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License