SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Abordagem neuropsicológica dos processos de orientação da atenção visuo-espacial e manutenção da concentração em atletas da categoria sub-13 de futebol de campoDo crescimento das taxas de depressão e de suas causas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

ANDRADE, Suellen Marinho et al. Independência funcional e qualidade de vida em pacientes com sequelas neurológicas: a contribuição de um grupo terapêutico interdisciplinar. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 155-164. ISSN 1806-5821.

Resumo O objetivo do estudo foi descrever e analisar o impacto de um programa de tratamento interdisciplinar na independência funcional e qualidade de vida de pacientes com sequelas neurológicas. Os quinze participantes do estudo apresentavam limitações relacionadas a atividades da vida diária, como autocuidados e comunicação, além de encontrarem-se minorados parâmetros como habilidades físicas, energia e relações emocionais, antes da submissão ao programa. Os resultados evidenciaram evolução positiva, após o tratamento, tanto para aspectos funcionais, como para qualidade de vida, sugerindo a eficiência e importância de ações de saúde interdisciplinares. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (2): 155-164.

Palabras clave : interdisciplinaridade; neurologia; grupo terapêutico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License