SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Pensamento e linguagem em crianças com síndrome de Down: um estudo de caso da concepção das professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

FERREIRA, Wasney de Almeida. A estrutura sintática e semântica dos delírios de perseguição e de referência na esquizofrenia paranóide: um estudo de caso. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 228-238. ISSN 1806-5821.

Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar o discurso delirante de um portador de esquizofrenia paranóide, buscando caracterizar a estrutura sintática e semântica dos delírios de perseguição e de referência, que são característicos nesse subtipo de esquizofrenia. Tendo em vista que a linguagem reflete, pelo menos em partes, a estrutura e o funcionamento do sistema conceptual, o discurso delirante do participante foi gravado e transcrito para análise de corpus. Utilizando-se como referencial teórico as teorias da metáfora cognitiva e da mesclagem conceptual, foi possível compreender não somente os delírios de referência e de perseguição, mas também as alucinações auditivas e as interpretações delirantes. Apesar de não ter sido encontrado comprometimento na estrutura sintática (na relação entre sujeito, verbo e complemento), foi possível identificar uma recorrente ambiguidade semântica nos processos de referenciação. Esses achados, nesse primeiro momento, parecem ser característicos da esquizofrenia paranóide, uma vez que esse subtipo de esquizofrenia apresenta menor comprometimento da personalidade e da inteligência. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (2): 228-238.

Palabras clave : linguística; metáfora; psicanálise; psicologia; psicopatologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License