SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O valor da estimulação cortical voltado para o déficit de atenção de alunos com síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE AZAMBUJA MONTES, Marco Aurélio  e  VIEIRA DE SOUZA, Claudia Teresa. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 02-12. ISSN 1806-5821.

Para permitir que nossos aprendizes aprendam com mais facilidade os conteúdos da disciplina de Anatomia Humana, elaboramos uma disciplina optativa que permitiu que testássemos e incorporássemos sugestões fornecidas pelos discentes objetivando melhorar a relação ensino-aprendizagem e posteriormente utilizá-las nas disciplinas regulares. Docentes e discentes desenvolveram um modelo que priorizasse seus desejos sobre como deveria se desenvolver a disciplina. A presente estratégia foi realizada durante quatro semestres consecutivos (iniciada no primeiro semestre de 2006), com alunos de graduação no curso de medicina da Universidade Severino Sombra (município de Vassouras, no Rio de Janeiro). Ao interagirmos com discentes, identificarmos as dificuldades e incorporarmos à disciplina solicitações, quer do ponto de vista do desenvolvimento, quer da avaliação, poderemos propiciar uma otimização de aprendizagem que é nosso objetivo principal: motivar os estudantes a desenvolver a aprendizagem até o limite de suas possibilidades e estimularmos, ao máximo, o diálogo. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 002-012.

Palavras-chave : ensino-aprendizagem; anatomia; medicina..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )