SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicinaA study of brain reaction to spatial stimuli in students with different background knowledge índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

MACEDO, Luciel Silva et al. O valor da estimulação cortical voltado para o déficit de atenção de alunos com síndrome de Down. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 13-22. ISSN 1806-5821.

Este estudo teve como objetivo demonstrar o valor de um programa de estimulação cortical, voltado para o déficit de atenção de alunos com Síndrome de Down, de ambos os sexos e idade compreendida entre 17 e 21 anos. A metodologia de trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisa experimental, e a estratégia metodológica adotada foi a realização de um pré-teste e um pós-teste de processamento mental, que avaliou o tempo de reação a um estímulo programado. Entre esses testes, realizou-se a intervenção que ocorreu durante um mês, por meio de 20 sessões de estimulação cortical, sendo uma sessão por dia com duração de 40 minutos. Os resultados mostraram uma melhora significativa no tempo de reação (p = 0.0207), confirmando que a referida estimulação atua positivamente, ou de forma valiosa, no estado de atenção e de concentração prolongada de indivíduos com síndrome de Down. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 013-022.

Palavras-chave : síndrome de Down; déficit de atenção; estimulação cortical..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )