SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Corporeidade, cognição e linguagemOrigem motriz da linguagem sonora dos homens: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PIRES FERREIRA, Maria Elisa Mattos. O corpo segundo Merleau-Ponty e Piaget. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 47-61. ISSN 1806-5821.

O tema deste ensaio é o corpo em Merleau-Ponty e Piaget. O trabalho visa trazer à luz o que estes cientistas pensavam sobre o corpo e sua relação com a aprendizagem humana. Usando uma pesquisa bibliográfica, verificamos que para Merleau-Ponty a essência da subjetividade e a essência do corpo estão ligadas à existência do mundo, enquanto que a aprendizagem está intimamente ligada ao movimento: para a criança, mover-se é pensar. No entanto, para Piaget, descobrimos que a relação entre mente e corpo é colocada em termos de um paralelismo entre a psique e o físico: o corpo é uma parte do mundo dos objetos e está sujeito às regras da causalidade, enquanto a mente é uma unidade formal que está sujeita à lei formal da necessidade. Piaget, por sua vez, reduz a noção de aprender a adquirir novos conhecimentos, resultantes da interação sujeito - meio ambiente, diferenciando-a do desenvolvimento da inteligência, o que corresponderia a todas as estruturas de conhecimento que foram construídas. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 047-061.

Palavras-chave : corpo; aprendizagem; Merleau-Ponty; Piaget..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )