SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O corpo segundo Merleau-Ponty e PiagetMemória e representação: imagens nos livros didáticos de física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

JOFFILY, Sylvia Beatriz. Origem motriz da linguagem sonora dos homens: um estudo exploratório . Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 62-68. ISSN 1806-5821.

Desde a antiguidade e em todas as civilizações os homens compartilham com seus antepassados o desejo de conhecer detalhes de sua origem. A necessidade de mergulhar nos primórdios de sua existência, nascida com as primeiras luzes da reflexão mental, é tão poderosa que se espalha por diferentes áreas do conhecimento científico. Um dos grandes enigmas da espécie humana refere-se à origem de sua linguagem oral simbólica. Neste ensaio, lança-se mão de alguns dos principais achados das pesquisas etimológicas e neuropsicológicas cognitivas para acompanhar os primeiros passos de uma provável origem motriz da linguagem sonora dos homens. Com base em teorias neuropsicológicas cognitivas retrocede-se ao instante em que a linguagem humana era apenas um conjunto de gestos e de sons partilhados e ao "acidente motor" que teria inaugurado a comunicação oral consciente nos homens. A pesquisa etimológica de uma antiga raiz indo-européia, o eis desvela o sentido motor primordial de inúmeros vocábulos contemporâneos. Considerada pelos etimólogos, devido a sua dimensão e complexidade, uma das mais abrangentes e antigas raízes linguísticas, o eis representava o impulso ou ímpeto motor que regia o comportamento dos nômades. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 062-068.

Palavras-chave : Linguagem motriz; Linguagem sonora; Etimologia; Neuropsicologia cognitiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )