SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Origem motriz da linguagem sonora dos homens: um estudo exploratórioLeitura nas representações sociais de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

GOUVEA, Guaracira  e  CORREIA OLIVEIRA, Carmem Irene. Memória e representação: imagens nos livros didáticos de física. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 69-83. ISSN 1806-5821.

Em nossas investigações, temos como referência a noção de síntese informacional, no âmbito da representação, quando discutimos o uso de imagens no campo das ciências, tendo em vista sua relação com os fenômenos que representa e com os conceitos que tem por objetivo materializar, em nosso trabalho, nos livros didáticos do ensino de física. Abordar o estatuto das imagens no contexto do livro didático implica considerar que há um processo comunicacional elaborado por um conjunto de atores sociais que constroem representações acerca de uma determinada informação científica e que exige por parte do leitor determinadas formas de produção de sentidos no processo de construção de conhecimento. Nosso campo empírico se constitui dos livros didáticos de Física, neste trabalho, trazemos as análises de imagens de cinco produções, respectivamente, dos anos de 1910; 1920-1930; 1958; 1976; 2007. Observamos que a mudança nas práticas de ensino de ciências é acompanhada por modificações nas formas de representação das imagens e na explicação dos conceitos e fenômenos, no entanto, algumas formas se mantêm, constituindo-se na memória social do ensino de física. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 069-083.

Palavras-chave : imagem; livro didático de física; ensino de física; memória; representação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )