SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Memória e representação: imagens nos livros didáticos de físicaFatores interpessoais das redes sociais de parentesco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

GOMES, Maria de Carvalho  e  PESSOA PULLIN, Elsa Maria Mendes. Leitura nas representações sociais de professores. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 84-99. ISSN 1806-5821.

As representações sociais por sua dupla face de estruturas estruturadas e estruturas estruturantes explicam efetivamente a coexistência de permanências e diversidade que tecem a realidade social. As representações sociais podem ser compreendidas como o texto sócio-histórico que habita e habilita cada um de nós a estabelecer relações com o mundo. Por conseguinte, o indivíduo é sempre uma entidade social, um símbolo vivo do grupo de sua pertença. As representações sociais e a sua linguagem não só formam a realidade/mundo, quanto constituem os modos de agir profissionais ou não dos indivíduos. O presente trabalho objetivou identificar as representações sociais acerca de leitura de professores do Ensino Médio (Magistério) de uma escola pública de Londrina (PR). Para a coleta de dados foram usados Testes de Associação de Livre de Palavras, com os seguintes indutores: leitura é...; leitor é...; ler é... A análise interpretativa dos dados desenhou conjuntos de resultados que demonstram convergências e dissonâncias entre os elementos centrais dessas representações entre os participantes. Limitações do presente estudo e sugestões para investigações futuras foram apresentadas, no intuito de instigar outros pesquisadores a estudarem a temática para que ações educativas sejam efetivas para a formação de professores como leitores. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 084-099.

Palavras-chave : representações sociais; leitura; leitores; professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )