SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Leitura nas representações sociais de professoresLinguagem e matemática: estudo sobre relações entre habilidades cognitivas linguísticas e aritméticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

SILVA JUNIOR, Mauro Dias; SOUZA BRITO, Regina Célia  e  DE MACEDO BELTRAO, Manuela Cavaleiro. Fatores interpessoais das redes sociais de parentesco. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 100-110. ISSN 1806-5821.

Segundo hipóteses da Psicologia Evolucionista, as pessoas possuem predisposições naturais para formar laços sociais e afetivos com pessoas aparentadas. Compartilhar genes favorece, em termos evolucionários, à cooperação entre parentes e o convívio fortalece os laços afetivos. Usando uma versão traduzida do Social Network Questionnaire, acessamos as redes de parentesco de estudantes universitários com o objetivo de investigar as características dos seus relacionamentos interpessoais com parentes. Encontramos 29 parentes, em média, a maioria de parentes genéticos com diferenças significativas para os demais tipos de parentes (postiços, e pelo casamento de parentes). Encontramos correlações positivas entre coeficiente de parentesco e frequência de contato, e proximidade emocional; e entre frequência e tempo de interações. Comparado aos outros tipos de parentes, houve maior frequência de contato, tempo de interações e proximidade emocional com parentes genéticos. Os resultados obtidos demonstram associações encontradas na literatura entre as variáveis investigadas, estes confirmam as hipóteses da Psicologia Evolucionista e revelam a importância dos parentes nas redes sociais das pessoas. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 100-110.

Palavras-chave : redes sociais; redes de parentesco; psicologia evolucionista; parentesco genético..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )