SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Fatores interpessoais das redes sociais de parentescoInteligências múltiplas em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de objetos de aprendizagem com autoria de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE FREITAS, Nathália Luiz; FERREIRA, Fernanda de Oliveira  e  HAASE, Vítor Geraldi. Linguagem e matemática: estudo sobre relações entre habilidades cognitivas linguísticas e aritméticas. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 111-125. ISSN 1806-5821.

O interesse pelas relações cognitivas entre a linguagem e a matemática tem direcionado grande número de pesquisas. Ainda não há consenso sobre a presença dessa relação, de modo que alguns teóricos concebem a matemática como uma abstração da linguagem, outros assentem que a matemática independe da linguagem e um terceiro grupo postula que existe interdependência entre as duas em determinadas situações. Este estudo parte da última hipótese e investiga a existência de relações entre habilidades cognitivas linguísticas e aritméticas, por meio de análises de tarefas que avaliam tais habilidades. A pesquisa foi aprovada pelos comitês de ética da UFOP e UFMG. Participaram 1431 alunos entre o 2º e o 7º ano de escolas públicas e privadas de três municípios da região central do estado de Minas Gerais. Os escolares foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar, tarefas de cálculos de adição e multiplicação, tarefas de transcodificação numérica e teste de fluência verbal semântica. Os resultados encontrados através do cálculo de coeficiente de correlação de Pearson indicaram correlações positivas e significativas, variando de baixas a muito fortes, entre todas as tarefas. As análises referentes às habilidades de transcodificação numérica mostraram que essa habilidade parece ter componentes cognitivos muito semelhantes ao da decodificação grafo-fonêmica. Conforme revelaram as análises estatísticas é possível que haja relações entre as habilidades cognitivas linguísticas e as aritméticas. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 111-125.

Palavras-chave : habilidades linguísticas; habilidades aritméticas; transcodificação numérica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )