SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Inteligências múltiplas em ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de objetos de aprendizagem com autoria de criançasPragmatismo e cognição: self, mente, mundo e verdade na teoria pragmática do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

UZUN DE FREITAS, Maria Luisa de Lara. A evolução do jogo simbólico na criança. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 145-163. ISSN 1806-5821.

Com fundamento na Teoria de Jean Piaget, a autora apresenta as condutas de representação da função simbólica quanto à evolução do jogo simbólico a partir de observações realizadas em atendimentos psicopedagógicos de uma criança entre 5 anos e dez meses de idade e 6 anos e oito meses de idade . Os resultados obtidos revelam que a criança se sentiu à vontade para se expressar por meio do jogo simbólico, os quais permitiram a classificação e análise do mesmo, sendo possível verificar como a criança aproxima-se cada vez mais do real à medida que o simbolismo perde o seu caráter de deformação lúdica para se aproximar de uma simples representação imitativa da realidade, o qual favorece o progresso da socialização. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 145-163.

Palavras-chave : Piaget; função simbólica; jogo simbólico; classificação e análise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )