SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Pragmatismo e cognição: self, mente, mundo e verdade na teoria pragmática do conhecimentoA equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

CABRAL NOBRE, Alena Pimentel Mello  e  DANTAS HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos. A relação bilinguismo-cognição no processo de alfabetização e letramento. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 180-191. ISSN 1806-5821.

O bilinguismo tem sido um tema de estudos bastante controverso. Encontra-se na literatura concepções errôneas que apontam a vivência bilíngue como prejudicial ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Este ensaio visa desmistificar algumas destas concepções, trazendo esclarecimentos acerca das peculiaridades cognitivas de indivíduos bilíngues e refletindo sobre aspectos positivos na relação bilinguismo-cognição. Além disso, neste ensaio também é produzida uma reflexão sobre a alfabetização e o letramento das crianças que são expostas a duas línguas, com o objetivo de elucidar as especificidades destes processos diante de uma condição de bilinguismo. Estas discussões indicam que bilíngues apresentam desempenho superior nas tarefas que exigem maior demanda de suas funções cognitivas, assim como apresentam mais precocemente maior consciência metalinguística. Acredita-se, desta forma, que já existem dados suficientes para ratificar os aspectos benéficos do bilinguismo sobre a cognição, alfabetização e letramento. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 180-191.

Palavras-chave : bilingüismo; cognição; alfabetização; letramento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )