SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A relação bilinguismo-cognição no processo de alfabetização e letramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PRESTES, Daniela Bosquerolli; WEISS, Silvio  e  OLIVEIRA ARAUJO, Julio César. A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciênc. cogn. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 192-203. ISSN 1806-5821.

O objetivo do estudo descritivo de duplo-caso, com crianças da quarta série do ensino fundamental, foi investigar os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Para avaliação foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Motor e Escala do Perfil de Auto-Percepção para Crianças. Os atendimentos ocorreram duas vezes por semana durante três meses. Na primeira avaliação, os participantes apresentaram atraso em todas as áreas do desenvolvimento motor e em diferentes domínios da autoestima. Após intervenção, o sujeito A progrediu em todas as áreas motoras. A motricidade fina e esquema corporal atingiram os 132 meses, resultado superior ao esperado para a idade. O sujeito B evoluiu em cinco áreas, sendo que a mais deficitária antes da intervenção, organização espacial, avançou 48 meses. O quociente motor geral do sujeito A aumentou de "Muito Inferior" para "Normal Médio" e o do sujeito B de "Inferior" para "Normal Baixo". Na autopercepção, o sujeito A evoluiu nos domínios do Comportamento e Mais Valia Global e o sujeito B, na Competência Escolar e Comportamento. Acredita-se que tal efeito se deva ao ambiente equoterápico. Sugerem-se mais estudos na área para o avanço escolar e desenvolvimento das crianças. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (3): 192-203.

Palavras-chave : equoterapia; desempenho motor; autopercepção; dificuldade de aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )