SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A influência de características dos uniformes de times de futebol no tempo de reação manual em tarefas de orientação da atenção visualLinguagem, natureza humana e cognição: Wittgenstein e o problema mente-corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

PINTO PEREIRA SENA, Claudia. A mediação no processo de construção e representação de conhecimentos em deficientes visuais. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 035-048. ISSN 1806-5821.

Resumo O objetivo desse ensaio é apresentar as inquietações sobre como são construídos e representados os conhecimentos pelos deficientes visuais. A percepção de quem escreve é de um vidente, e por isso ainda maior a busca por algumas respostas e/ou novas perguntas. A investigação tem como objetivo refletir sobre a utilização da mediação, em especial o método do quarto excluído, no processo de construção de conceitos, em todos os seus níveis, desde o mais simples até o mais abstrato, em pessoas que apresentem problemas visuais (cegueira total ou visão subnormal), assim como iniciar uma discussão sobre o significado de representação mental e percepção visual, tanto para os videntes quanto para os deficientes visuais. Busca-se, com a continuidade do trabalho, ampliar a pesquisa para um grupo maior de deficientes visuais, proporcionando um diálogo mais constante que permita a observação do cotidiano dessas pessoas, as dificuldades enfrentadas, as habilidades desenvolvidas e a percepção de mundo. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 035-048.

Palabras clave : mediação; deficiente visual; conhecimento; representação mental; percepção visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )