SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A mediação no processo de construção e representação de conhecimentos em deficientes visuaisA dialética socrática e a relação ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

LUPORINI DE FARIAI, Daniel  y  RODRIGUESII, Cae. Linguagem, natureza humana e cognição: Wittgenstein e o problema mente-corpo  . Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 049-057. ISSN 1806-5821.

Resumo O percurso argumentativo do presente trabalho, resultante de pesquisa teórica, parte da concepção de filosofia para Wittgenstein Num segundo momento, argumentaremos que, no que tange ao plano mental, tanto a tradição cartesiana quanto a empirista assenta-se numa dicotomia entre o "interno" e o "externo", algo terminantemente recusado por Wittgenstein, pois tais assimetrias conduzem inevitavelmente ao solipsismo. Ao expormos a ideia de natureza humana em Wittgenstein, observaremos que, para o filósofo, não faz o menor sentido separar a mente do corpo, o interno do externo, pois o ser humano constitui-se numa unidade psicofísica "jogada" no fluxo da vida, no plano da linguagem e da ação. Nas considerações finais, especularemos acerca da possibilidade de máquinas virem a expressarem comportamento inteligente. Neste sentido, entendemos que, para Wittgenstein, comportar-se como humano seria algo que vai muito além de realizar com propriedade certos procedimentos lógicos, tais como fazem os computadores atuais. Em suma, comportar-se ou agir como humano é ser capaz de expressar sentimentos, vontades genuínas, receios e anseios, bem como estar suscetível a sentir prazeres e dores, e isto, a rigor, pensamos ser um horizonte ainda distante de ser contemplado por máquinas. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 049-057.

Palabras clave : problema mente-corpo; ciência cognitiva; inteligência artificial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )