SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Linguagem, natureza humana e cognição: Wittgenstein e o problema mente-corpoMemória eletrônica: A mnemotécnica da retrospectiva de final de ano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

ORLANDO DA SILVA, Fabio Wellington. A dialética socrática e a relação ensino-aprendizagem. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 058-074. ISSN 1806-5821.

Resumo Discute-se a dialética socrática no contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem e a percepção de Jacotot a respeito desse método, sobretudo a partir da visão de Rancière, procurando determinar as possíveis causas para suas divergências. As principais categorias de análise são as de competição, cooperação e rivalidade, de Mead; disputa, discussão e controvérsia, de Dascal; mestre ignorante e mestre embrutecedor, de Jacotot. A competição e a cooperação seriam comportamentos condicionados por um objetivo comum, socialmente determinado, em que a relação dos indivíduos com esse objetivo é que os mantém separados ou unidos; diferentemente da rivalidade, um comportamento dirigido a outros seres humanos, cuja derrota é o alvo principal. A disputa teria como objetivo a vitória sobre o adversário; controvérsia, a persuasão; discussão, a determinação da verdade. Conclui-se que a divergência se deve ao fato de Jacotot, ao analisar a dialética socrática sob o prisma da dicotomia mestre ignorante/embrutecedor, não considerar a relevância da instauração do princípio de conceito para a construção do conhecimento e não estabelecer distinção entre competição e rivalidade, disputa e discussão. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 058-074.

Palabras clave : ensino-aprendizagem; ensino de ciências; diálogos socráticos; mestre ignorante; Jacotot; learn-teaching; science education; Socratic dialogues; the ignorant schoolmaster; Jacotot.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )