SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Everyday math and scientific mathAttentional blink and the limitations of visual information processing related to temporal frequency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ANDRADE, Paulo Estêvão  and  CASTELON KONKIEWITZ, Elisabete. Música e cérebro: Uma janela para o entendimento do funcionamento interativo do cérebro. Ciênc. cogn. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp.137-164. ISSN 1806-5821.

Resumo Aqui revisamos os aspectos psicológicos mais importantes da música, seus substratos neurais, sua universalidade e prováveis origens biológicas e, finalmente, como o estudo da neurocognição e das emoções associadas à música pode fornecer uma das mais importantes janelas para a compreensão das funções cerebrais superiores e da mente humana. Iniciamos com os principais aspectos da teoria da modularidade, suas evidências comportamentais e neuropsicológicas. Então discutimos a psicologia e a neuropsicologia básicas da música e mostramos como a música e a linguagem estão cognitiva e neurofuncionalmente interrelacionadas. Em seguida, apresentamos brevemente as evidências contrárias à visão de um alto grau de especificação e encapsulamento do módulo putativo da linguagem e como os estudos etnomusicológicos, psicológicos e neurocognitivos sobre música auxiliam na elucidação dos temas modularidade e evolução e parecem fornecer subsídios adicionais para uma visão interativa e intermodal dos processos neurocognitivos. Finalmente iremos argumentar que a noção de amplos módulos não descreve adequadamente a organização de funções cerebrais complexas, como a linguagem, a matemática, ou a música. Propomos uma visão menos radical de modularidade, na qual os sistemas modulares são especificados não ao nível de domínios cognitivos culturalmente determinados, e sim mais ao nível de representações perceptuais e sensoriomotoras. © Cien. Cogn. 2011; Vol. 16 (1): 137-164.

Keywords : música; linguagem; modularidade; cérebro; evolução; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )